Fazenda Roda d'Água

A Fazenda

historia Nossa história

A empresa iniciou suas atividades em 1986 e desde então vem evoluindo e se profissionalizando.

A origem do nome

Quando a sede da fazenda estava sendo construída, havia um "carneiro" que bombeava água para atender a demanda da fazenda, acontece que ele não conseguia suprir as necessidades da propriedade de maneira satisfatória.

Até que veio a ideia de instalar ali uma roda d'água, que por sua vez, resolveu o problema de abastecimento de água e deu o nome a propriedade!

A roda d'água foi substituída por duas vezes apenas e continua a trabalhar calmamente, dia após dia, apenas com pequenos reparos de baixo custo de manutenção. (Eventualmente, bombeamentos de água com motores elétricos mais possantes são acionados para atender uma demanda maior.)

rodadagua

Como estamos organizados

A Fazenda Roda d'Água, é uma empresa agrícola familiar de capital fechado, cujas atividades atuais se destinam a produção de cafés especiais, gado de corte e silvicultura (Eucalipto).

Para diluir o risco de mercado, a propriedade sempre procurou diversificar suas atividades (fontes geradora de receitas), embora se tenha um histórico de dedicação ao cultivo de café e a criação de gado de corte,, a propriedade investe ou já investiu, em outras atividades como: mandioca, feijão, cana, limão e maracujá, além de já ter arrendado parte de suas terras para aluguel de terceiros (cultivo de soja, cana de açúcar e parceria na criação de gado de corte).

A fazenda atualmente possui com 522 hectares (111,16 Alqueires MG), sendo 20% dedicados a reserva permanente.

Área

Área total

522 hectares

23

Área de café

120.82 hectares

57

Outras atividades
Gado de corte, Silvicultura,etc.

297,5 hectares

20

Reserva permanente (APP)

104,4 hectares

Localização A região

Estamos localizados entre o município de Patrocínio e Perdizes na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, Brasil.

A Fazenda Roda d'Água pertence a mesoregião do Alto Paranaíba, uma das dez regiões de planejamento do Estado de Minas Gerais. Pertence, juntamente com o Triângulo Mineiro, à Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: formada pela união de 66 municípios e localizada na região oeste de Minas Gerais. Conta com 2.168.849 habitantes, bem como uma área de 90.545 km², equivalente a 15,4% do território mineiro.

Em comparação com as demais mesorregiões do estado, dispõe do terceiro maior contingente populacional e da segunda maior área. Segunda maior economia do estado (atrás da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte), participando com 16,57% do PIB estadual e com 1,74% do PIB nacional, tendo portanto, forte influência estadual. O PIB per capita é de 20.035,00 reais (1º lugar de Minas Gerais). Selo de autencidade - Indicador geográfico.

A propriedade está localizada no Cerrado Mineiro , reconhecido por ser a primeira região produtora de café demarcado no Brasil, recebendo a indicação geográfica "Região do Cerrado Mineiro", abrangendo 55 municípios, que apresentam padrão edafoclimático uniforme e possibilitando a produção de cafés de alta qualidade.


Principais Características

O povoamento da região teve início no século XVIII com os bandeirantes em busca de diamantes e pedras preciosas. Araxá, Patrocínio, Perdizes, Patos de Minas, Monte Carmelo, Uberaba, Araguari e Uberlândia. As principais atividades econômicas são a agropecuária e a extração mineral, sobretudo nos municípios de Araxá, Patos de Minas e Patrocínio, respectivamente. As principais culturas plantadas são o café, a soja e o milho. O cultivo de alho e cenoura é bastante forte também, em cidades como São Gotardo e Rio Paranaíba. A industrialização é crescente, principalmente a produção de embalagens e telhas. A indústria de laticínios e fertilizantes também merece destaque. Destaca-se pelas belíssimas cidades turísticas que compõem o Circuito da Canastra, sobretudo no município de Araxá. Seu clima é tropical e tropical de altitude, com estações bem definidas e temperaturas que variam entre 23ºC e 28ºC no verão e 16ºC e 21ºC no inverno. Seu relevo tem trechos aplainados e ondulados, com serras ao sul. É nessa região que nasce o rio Paranaíba. predomina o cerrado cujas estações seca e chuvosa são bem definidas e a vegetação compõe-se de gramíneas, arbustos e árvores. Possui importantes espécies da como tamanduá, tatu, anta, jibóia, cascavel e o cachorro-do-mato. Algumas delas estão ameaçadas de extinção, como é o caso do lobo-guará, do veado-campeiro e do pato-mergulhão.

Mapa

  • Mapa região
  • Distâncias

    Perdizes até Belo Horizonte: 424 km

    Perdizes até São Paulo: 623 km

    Perdizes até Rio de Janeiro: 875 km



Indicadores regionais

  • Precipitação

    1.788 mm (média/ano)
  • Temperatura

    entre 16,7ºC a 28,3ºC
  • Altitude

    entre 890 a 920 metros

Fauna e Flora

  • Fauna e Flora

Curiosidades